Notícias

Principais Fatores de Risco para Trabalhadores da Construção Civil

Publicado em 27/07/2016 às 10:02

 

Trabalhadores da construção civil estão constantemente expostos a agentes
que podem causar danos à saúde, como elevado nível de ruído.

Considerado um dos setores mais importantes da economia brasileira, a construção civil apresenta um elevado índice de acidentes: estima-se que mais de 800 trabalhadores desse segmento morram todo ano. Os acidentes de trabalho podem acontecer por diversos motivos, como falta de atenção, baixa qualificação e ausência de equipamentos de proteção adequados.

Além do risco de acidentes, quem trabalha na construção civil está constantemente exposto a agentes que podem causar sérios danos à sua saúde e bem-estar. Conheça os principais fatores de risco que podem prejudicar a integridade física dos trabalhadores da área de construção civil:

Principais Fatores de Risco da Construção Civil

Exposição a Ruídos
Uma obra em andamento emite um elevado nível de ruídos causados por maquinário pesado e ferramentas. Esses barulhos são capazes de causar danos à audição do trabalhador, levando à Perda Auditiva Induzida por Ruído. Para evitar esse problema, é importante que o empregador disponibilize protetores auriculares a todos os funcionários que ficam em ambientes barulhentos.

Queda de Objetos e Materiais
As quedas de objetos estão entre os acidentes mais frequentes da construção civil. Para minimizar a ocorrência desse problema, é fundamental exigir atenção redobrada por parte dos funcionários, além da utilização de capacetes de proteção.

LER
As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) são provocadas pela realização de movimentos repetitivos e postura inadequada. Trata-se de um problema muito comum na construção civil, pois os funcionários geralmente precisam realizar esforços intensos e lidar com longas jornadas de trabalho.

Risco de Queda
A queda de um funcionário é um acidente potencialmente grave e que geralmente acontece por falta de atenção. Por isso, é fundamental que as atividades sejam feitas com cuidado, evitando correr na obra e sempre utilizando cinto de segurança durante a execução de trabalhos em altura.

Picadas de Insetos e Animais Peçonhentos
O canteiro de obras é um local em que é muito comum encontrar aranhas, marimbondos, cobras e até escorpiões escondidos. Por isso, é fundamental que o trabalhador esteja sempre atento aos locais em que pisa e utilize sempre botas de segurança.

Cortes
Muitos dos equipamentos e ferramentas utilizados pelos trabalhadores da construção civil são afiados ou pesados, podendo causar cortes e lacerações graves. O motivo pelo qual acidentes envolvendo esses dispositivos acontece é a falta de treinamento dos funcionários para a correta utilização das ferramentas de trabalho.

Fonte: Tuiuti Equipamentos de Segurança

Contatos

Mato Grosso
Sorriso: (66) 3544-0497 (Matriz)
Sinop: (66) 3531-6716
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621
Campo Novo do Parecis: (66) 99984-8796

Rio Grande do Sul
Santiago: (55) 99616-8955

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir
Fale conosco via WhatsApp