Notícias

Construção Civil: O que são poeiras minerais e as doenças mais comuns causadas por elas

Publicado em 02/08/2016 às 10:57


A presença de poeiras minerais pode causar sérios danos à saúde do trabalhador,
favorecendo o desenvolvimento de doenças respiratórias e de pele.

A área da Construção Civil faz com que os profissionais fiquem expostos a diversos riscos ambientais. Um desses riscos é a presença de poeiras minerais que são produzidas a partir da perfuração, explosão, extração mineral, britagem de pedra, carregamento e transporte de materiais. Todas essas atividades podem formar partículas que se mantêm suspensas no ar mesmo após dias, sendo aspiradas por quem frequenta o local.

A Norma Regulamentadora 15, que trata das atividades e operações insalubres, possui um anexo que define os limites de tolerância para poeiras minerais. O documento divide as partículas em quatro tipos: sílica, asbesto, carvão e minerais. Todas essas substâncias são extremamente perigosas, podendo causar sérios danos às vias respiratórias, olhos e pele.

Estima-se que cerca de 6 milhões de profissionais brasileiros atuem em ambientes que apresentam poeiras contendo sílica (pó residual como mármore e granito), sendo que todos eles correm o risco de desenvolver algum tipo de doença pulmonar causada pela inalação da poeira mineral.

Para minimizar esses números preocupantes, é essencial adotar medidas para prevenir a ocorrência de problemas de saúde associados ao contato com poeiras minerais. São elas: umidificação do ambiente, lavagem constante do piso, atenção à ventilação e utilização deequipamentos de proteção individual (EPIs) adequados.

 
Doenças comuns causadas pelas poeiras minerais

Pneumoconiose

A pneumoconiose é uma doença ocupacional respiratória que se desenvolve a partir da aspiração de poeiras, que chegam aos pulmões do trabalhador e causam danos variados. Os principais sintomas desse problema são: falta de ar, tosse seca e ponta dos dedos inchadas. Além disso, a pneumoconiose aumenta significativamente as chances de o trabalhador desenvolver câncer de pulmão.

Dermatites

A dermatite é uma reação alérgica de pele, que geralmente se manifesta na região das mãos, braços e face. Ela é desenvolvida a partir do contato direto com uma substância irritante, e seus principais sintomas são coceira na pele e formação de bolhas ou manchas.

Fonte: Tuiuti Equipamentos de Segurança

Contatos

Mato Grosso
Sorriso: (66) 3544-0497 (Matriz)
Sinop: (66) 3531-6716
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621
Campo Novo do Parecis: (66) 99984-8796

Rio Grande do Sul
Santiago: (55) 99616-8955

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir
Fale conosco via WhatsApp