Notícias

Entenda o que é perturbação funcional

Publicado em 05/04/2017 às 10:29


Perturbação funcional pode ser definido como um dano, permanente ou transitório,
que acontece dentro ou fora do ambiente de trabalho.

No que diz respeito à segurança do trabalho, a perturbação funcional é um conceito amplo e abrangente, uma vez que não se restringe apenas aos acidentes que ocorrem dentro das empresas, como é o caso das lesões corporais (consequência de um ferimento em maquinário industrial, por exemplo).

As perturbações funcionais também podem se desenvolver fora do ambiente de trabalho e/ou após a aposentadoria, sendo consideradas doenças não-ocupacionais que surgem em decorrência de longos períodos vividos sob rotinas laborais estafantes. Quando se manifesta, uma perturbação funcional pode acarretar prejuízos às funções vitais do trabalhador, atingindo os órgãos e sentidos físicos.

Acidente de trabalho, doenças trabalhista e perturbação funcional

A perturbação funcional é diferente da doença do trabalho que, por sua vez, se difere de um acidente de trabalho. Enquanto o acidente está diretamente ligado a lesões ocorridas em ambiente profissional, a doença do trabalho diz respeito aos sintomas desenvolvidos a partir da prática laboral, devido às condições ambientais. Um exemplo de doença do trabalho é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Existe ainda a chamada doença profissional, que desencadeia sintomas específicos e exclusivos a certas categorias profissionais. É o caso, por exemplo, da inalação involuntária de benzeno (presente nos combustíveis) por partes de frentistas de postos de abastecimento, que pode causar transtornos no sangue e problemas reprodutivos.

A perturbação funcional, por sua vez, é mais abrangente e suas consequências podem estar ligadas a acidentes do trabalho, doenças do trabalho e doenças profissionais.

Insegurança no trabalho: impacto humano e econômico

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, aproximadamente 160 milhões de trabalhadores são vítimas de problemas originados dentro do ambiente de trabalho. Estimativas apontam ainda que a cada 15 segundos um empregado morre em decorrência de um acidente ou doença ocupacional.

No Brasil, essas ocorrências geram para despesas anuais de R$ 2 bilhões, além de representarem um custo extra aproximado de R$ 10 bilhões. Para reduzir esses números, é imprescindível que todos os trabalhadores expostos a condições de risco ou ambientes profissionais insalubres sempre estejam devidamente munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) capazes de minimizar os danos ocupacionais e as consequências dos acidentes de trabalho.

Fonte: Tuiuti Equipamentos de Segurança

Contatos

Mato Grosso
Sorriso: (66) 3544-0497 (Matriz)
Sinop: (66) 3531-6716
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621
Campo Novo do Parecis: (66) 99984-8796

Rio Grande do Sul
Santiago: (55) 99616-8955

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir
Fale conosco via WhatsApp