Notícias

4 Passos para Fazer uma Avaliação de Riscos no Trabalho

Publicado em 19/06/2017 às 09:45


Para fazer uma avaliação de risco é preciso seguir quatro passos:
identificar os riscos existentes, avaliar os riscos, buscar soluções preventivas e implementar as soluções.

A análise se risco é um procedimento que consiste no estudo aprofundado a respeito de determinada atividade realizada dentro de uma organização. O objetivo é identificar possíveis riscos no ambiente ou no processo de trabalho, de modo que seja possível prevenir o desenvolvimento de doenças profissionais e a ocorrência de acidentes de trabalho.

elaboração da análise de risco é fundamental para que a empresa prepare documentos e programas relacionados à segurança do trabalho, permitindo que os gestores realizem análises quantitativas e qualitativas a respeito das situações que envolvem a rotina de trabalho. Para que esta ferramenta seja utilizada da melhor forma, é muito importante seguir algumas dicas. Descubra quais são a seguir:


 
4 PASSOS DE COMO FAZER UMA AVALIAÇÃO DE RISCOS NO TRABALHO
 
Identifique os riscos existentes

É imprescindível analisar cada setor, atividade e os equipamentos existentes dentro do ambiente de trabalho. Deve-se conhecer cada um desses processos para que seja feita a identificações de todos os tipos de riscos ambientais existentes, que podem ser divididos em: químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico.

Avalie os riscos

Assim que a identificação for feita, o responsável deve avaliar e identificar as deficiências de cada setor e maquinário, além dos riscos a que os trabalhadores estão expostos, de modo a buscar por soluções e medidas eficazes de prevenção. Essa etapa servirá para calcular estatisticamente os riscos, permitindo que o responsável tenha uma visão mais ampla de cada problema encontrado.

Busque soluções preventivas

Após a identificação dos riscos, é muito importante buscar medidas para preveni-los. Leve em consideração cada problema encontrado e tenha sempre como base as normas regulamentadoras para segurança do trabalho.

Documente e implemente as soluções

O último passo é documentar todos os dados obtidos e implementar as medidas de prevenção, como a substituição de equipamentos, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), implementação de treinamentos, cursos sobre segurança do trabalho, entre outras diversas soluções.  É importante que também haja um controle preventivo para que nenhum risco apareça novamente.

Fonte: Blog Tuiuti Equipamentos de Segurança

Contatos

Mato Grosso
Sorriso: (66) 3544-0497 (Matriz)
Sinop: (66) 3531-6716
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621
Campo Novo do Parecis: (66) 99984-8796

Rio Grande do Sul
Santiago: (55) 99616-8955

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir
Fale conosco via WhatsApp