Notícias

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO SE FAZ NECESSÁRIA DIARIAMENTE COMO UM FATOR DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E CONSCIENTIZAÇÃO A TODOS OS COLABORADORES DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Publicado por ConceitoZen em 09/11/2017 às 19:03

A importância da segurança no trabalho deve ser valorizada todos os dias pelas empresas e seus colaboradores devido sua relevância e deve ainda ser praticada por todos aqueles que amam seu principal patrimônio: a própria saúde! Cada vez mais as empresas vêm adotando e implementando as práticas de segurança no trabalho, o que é uma excelente notícia tendo em vista que os índices de acidentes de trabalho são grandes ainda hoje.
 
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 5 mil pessoas morrem por dia em consequência a acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. Com foco principal em garantir a segurança e prevenir doenças e acidentes de trabalho, toda empresa deve contar com uma equipe de profissionais em segurança do trabalho e, nesse artigo, você entenderá melhor qual a importância da segurança no trabalho e as vantagens que essa prevenção traz para as empresas não só financeiramente falando, mas também pensando na questão social. Confira!
 
VANTAGENS DE INVESTIR NA SEGURANÇA DO TRABALHO
 
É dessa forma que a segurança no trabalho deve ser encarada, como um investimento no material humano das empresas. Quando a prevenção ao acidente se torna prioridade, o ambiente fica mais leve, as pessoas se sentem mais motivadas e valorizadas aumentando sua produtividade, além da segurança, que é fundamental em todos os segmentos.
 
Isso proporciona também uma melhora na relação entre empregados e empregadores. Quando o funcionário percebe melhorias no ambiente de trabalho passa a confiar mais e a ter mais carinho e respeito com a direção da empresa. E o resultado certamente aparecerá na produtividade e na melhor qualidade dos serviços prestados pelos funcionários.
 
Os ganhos das empresas com a segurança do trabalho são muitos, entre eles estão a economia com gastos com acidentes, como o transporte do acidentado, o afastamento causado por doenças ocupacionais, sendo que os primeiros quinze dias de afastamento do acidentado são pagos pela empresa, a contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado e, no caso de acidente com maquinários, é comum que se tenham prejuízo com a danificação de produtos ou da própria máquina.
 
Além disso, existe também gastos com a reabilitação do trabalhador. Um funcionário que sofreu acidente pode não ter uma volta simples e é provável que leve um tempo para se readaptar e retomar a sua capacidade produtiva habitual. Nesse período ele estará protegido pela Lei de nº 8.213/91, art. 118, com estabilidade de um ano.
 
Contar com um departamento e profissionais voltados à segurança dos trabalhadores de sua empresa, como por exemplo, a área de saúde ocupacional, é evitar gastos com indenizações e com ações na justiça trabalhista civil e também garantir a boa imagem da sua organização no mercado. Empresas que não prezam pela responsabilidade social quase não têm mais espaço no mercado e estão fadadas ao fracasso ao longo dos anos.
 
PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA NO TRABALHO
 
Fazem parte do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) os seguintes profissionais:
  • Médico do Trabalho;
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho;
  • Enfermeiro do Trabalho;
  • Técnico de Segurança do Trabalho;
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
 
Para saber quantos funcionários a sua empresa deve contratar para a segurança do trabalho, deve ser efetuado o dimensionamento da NR 4. Alguns casos onde não é necessária a contratação de nenhum profissional do SESMT, o empregador deverá contratar uma consultoria para realizar o trabalho de segurança na empresa.
 
Alguns outros profissionais, que não são de contratação obrigatória pelo SESMT, também podem integrar a equipe de segurança do trabalho e garantir melhor qualidade de vida ao trabalhador são:
  • Odontólogo do Trabalho;
  • Psicólogo do Trabalho;
  • Tecnólogo de Segurança do Trabalho.
 
COMO ATUAM OS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 
Para garantir a segurança dos funcionários de uma empresa, a equipe responsável irá avaliar e identificar as possíveis situações e fatores de risco, utilizando alguns métodos e ferramentas, e realizar um trabalho de controle para que as chances de acidentes sejam minimizadas. Ou seja, após realizar um mapeamento de riscos, os profissionais criarão regras e normas que deverão ser seguidas por todos os funcionários, cada um em sua área, para evitar os acidentes.
 
Além de reduzir as chances de acidentes, auxiliar na promoção da saúde ocupacional e também na redução dos riscos de incêndios, os profissionais em segurança do trabalho farão com que as tarefas sejam realizadas de formas mais organizadas, elevando a produção e melhorando a qualidade do trabalho.
 
Cada profissional tem suas competências e devem estar aptos para desempenha-las, por isso não é permitido substituir um tecnólogo para o lugar de um técnico de segurança do trabalho, por exemplo. Além do que, no Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil. Para ter o amparo da lei é preciso respeita-la.
 
INVISTA EM SEGURANÇA NO TRABALHO!
 
Como deu para perceber, a segurança no trabalho deve ser valorizada e é algo que trará benefícios gerais para os resultados da empresa e para a qualidade de vida dos trabalhadores. Por isso, deve ser vista como um investimento e não como um custo adicional. Por isso, mesmo que a empresa possua treinamentos internos é importante também contar com profissionais externos, por exemplo, através de palestra de segurança do trabalho com foco comportamental com profissionais que atuam em outras empresas e possuem experiências para compartilhar com sua empresa.
 
Garantir a segurança dos seus funcionários é ter a certeza de estar fazendo a escolha certa!
 
Fonte: ConceitoZen

Fonte: ConceitoZen

Contatos

Mato Grosso
Sorriso: (66) 3544-0497 (Matriz)
Sinop: (66) 3531-6716
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621
Campo Novo do Parecis: (66) 99984-8796

Rio Grande do Sul
Santiago: (55) 99616-8955

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir
Fale conosco via WhatsApp