Redes Sociais

Dicas

Ergonomia: pequenas adaptações, grandes mudanças

Ergonomia: pequenas adaptações, grandes mudanças
Pequenas adaptações como a regulagem da altura da cadeira, iluminação adequada e pausas para relaxar a musculatura do corpo, aliadas com mudanças de hábito, podem resultar na melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Principalmente para aqueles que desenvolvem atividades repetitivas, ficam por longos períodos sentados ou em pé e estão sujeitos a desenvolverem lesões ou doenças profissionais.

O ergonomista e designer da Fundacentro, Ricardo Serrano, diz que na maioria das atividades, quando realizadas essas pequenas adaptações, o resultado pode ser muito benéfico.

"Também é importante fazer uma pausa para recuperação muscular a cada uma hora de trabalho", alerta. Segundo o especialista, a pausa para tomar água e fazer pequenos alongamentos produz ótimos resultados. "Todos os profissionais estão sujeitos a desenvolverem problemas físicos e até emocionais", destaca.

Entre as atividades profissionais que mais apresentam problemas, Ricardo Serrano elenca as de call center, as linhas de produção de confecção e calçados e os serviços bancários, com destaque para o de caixas. Recentemente, ele participou de um trabalho para uma grande rede de banco que demonstrou a necessidade de reformulação dos guichês.

Nas agências que serviram de base para o estudo, verificou-se que os caixas ficam bastante confinados e com dificuldade de movimentação interna. "Todo equipamento colocado na superfície de um balcão deve oferecer mobilidade", informa. "Os protótipos já foram testados nos bancos e os resultados são surpreendentes",completa.

A participação do trabalhador nesse processo de mudanças e adaptações é fundamental. "Não existe trabalho de ergonomia sem o aval do trabalhador", diz Serrano.
O ergonomista Ricardo Serrano, da Fundacentro, elencou dez atitudes que darão conforto visual aos trabalhadores que passam muito tempo em frente a um computador. Veja as dicas:

1- Verifique se seu computador está recebendo iluminação adequada, sem reflexos ou luzes frontais.

2- Posicione o monitor para baixo do nível de seu olhar, com a tela perpendicular aos seus olhos.

3- Regule para o máximo de contraste, não de intensidade.

4- Em processadores de textos, utilize fundo escuro, com letras claras e grandes.

5- Se necessitar de correção óptica, use óculos deixe as lentes de contato para as outras atividades.

6- Pisque voluntariamente, com freqüência.

7- Em sala com ar condicionado, use colírio de lágrima artificial.

8- Em intervalos regulares, feche os olhos por alguns instantes, relaxe, levante da cadeira e olhe para longe.

9- Mantenha sua correção óptica sempre atualizada.

10- Não despreze qualquer sintoma ocular, faça exame oftalmológico completo regularmente.

Contatos

Sinop: (66) 3531-6716
Sorriso: (66) 3544-0497
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir