Uma boa prática de segurança e saúde no trabalho, meio ambiente e gestão de estoque
Toda propriedade rural possui um local para o armazenamento de defensivos agrícolas. O armazenamento correto destes produtos, além de proporcionar uma gestão de estoque eficiente, é uma importante prática para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, a preservação ambiental e o cumprimento da legislação.
Gestão de Estoque
A organização do estoque evita acúmulo ou falta de defensivos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico. O controle físico e financeiro de estoque tem como objetivo básico informar a quantidade disponível de cada defensivo na propriedade rural e quanto essa quantidade significa em valores monetários.
Controlar as entradas e especialmente o consumo de defensivos é uma das funções mais básicas de um empreendedor rural. Nem por isso é uma função menos importante, na medida em que os produtos fitossanitários representam quase 30% dos custos agrícolas (para a cultura da soja conforme dados da CONAB).
Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente
Um depósito organizado e construído dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos públicos (MTE, SEMA e INDEA), evita os acidentes e as doenças relacionados ao trabalho com agrotóxicos na fase de armazenagem.
Respeitando-se as distâncias mínimas das casas, alojamentos, refeitórios, poços artesianos, cursos d’agua, locais onde permanecem animais ou alimentos, previne-se a contaminação dos trabalhadores, dos animais e do meio ambiente além de eventuais transtornos e até mesmo multas pelos órgãos fiscalizadores.
Localização
O depósito de defensivos agrícolas deve ficar em locais distantes de inundações, longe de locais que guardam alimentos, medicamentos, produtos para animais e longe de escolas e instituições. Deve ser construído de acordo com o volume de produtos que serão estocados no local e estar situado há mais de 30 metros de possíveis habitantes (O INDEA tem recomendado uma distância mínima de 50 metros de outras edificações de uso contínuo).
Construção e Segurança
- Os depósitos devem ser exclusivos para agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins;
- Possuir estrutura que favoreça boa ventilação natural, mecânica ou combinada e boa iluminação;
- Ser construído de maneira que não possibilite a entrada de animais;
- Construído em alvenaria ou outro material resistente ao fogo, minimizando os riscos de propagação de chamas no caso de incêndio;
- No local deverá ser permitida a entrada apenas para funcionários capacitados (Curso de Capacitação para Prevenção de Acidentes com Agrotóxicos – NR 31.8, 20 horas) com o uso do EPI;
- As instalações elétricas devem ser mantidas sempre em boas condições para evitar acidentes;
- Possuir placas com sinalização de perigo e advertência;
- Ser construído de maneira a possibilitar a fácil limpeza e descontaminação do local.
Armazenamento dos Produtos
- Os defensivos devem ficar distantes da cobertura do depósito (1,5 metros) ou de objetos suspensos (luminárias);
- O espaço entre a parede e os produtos devem ter no mínimo 0,50 metros, para facilitar a movimentação e prevenção de causalidades;
- Devem permanecer sobre paletes, chapas de volume, ou outro suporte que evite o contato direto com o piso;
- Os produtos inflamáveis devem ser separados dos não inflamáveis;
- As embalagens devem ser mantidas inclinadas para cima e respeitar um empilhamento máximo de acordo com as instruções do fabricante.
Organização e segurança aumentam a produtividade e qualidade dos produtos, além disso, melhora as relações humanas no ambiente de trabalho. Aperfeiçoe o seu negócio e faça disso um diferencial!
A Dynâmica Segurança no Trabalho tem inúmeras soluções para ajudá-lo a ser referência no segmento, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.
Redes Sociais