Redes Sociais

Dicas

​ARMAZENAGEM CORRETA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS EM PROPRIEDADES RURAIS

​ARMAZENAGEM CORRETA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS EM PROPRIEDADES RURAIS
Uma boa prática de segurança e saúde no trabalho, meio ambiente e gestão de estoque
 
Toda propriedade rural possui um local para o armazenamento de defensivos agrícolas. O armazenamento correto destes produtos, além de proporcionar uma gestão de estoque eficiente, é uma importante prática para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, a preservação ambiental e o cumprimento da legislação.
 
Gestão de Estoque

A organização do estoque evita acúmulo ou falta de defensivos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico. O controle físico e financeiro de estoque tem como objetivo básico informar a quantidade disponível de cada defensivo na propriedade rural e quanto essa quantidade significa em valores monetários.

Controlar as entradas e especialmente o consumo de defensivos é uma das funções mais básicas de um empreendedor rural. Nem por isso é uma função menos importante, na medida em que os produtos fitossanitários representam quase 30% dos custos agrícolas (para a cultura da soja conforme dados da CONAB).
 
Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente

Um depósito organizado e construído dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos públicos (MTE, SEMA e INDEA), evita os acidentes e as doenças relacionados ao trabalho com agrotóxicos na fase de armazenagem.
Respeitando-se as distâncias mínimas das casas, alojamentos, refeitórios, poços artesianos, cursos d’agua, locais onde permanecem animais ou alimentos, previne-se a contaminação dos trabalhadores, dos animais e do meio ambiente além de eventuais transtornos e até mesmo multas pelos órgãos fiscalizadores.
 
Localização

O depósito de defensivos agrícolas deve ficar em locais distantes de inundações, longe de locais que guardam alimentos, medicamentos, produtos para animais e longe de escolas e instituições. Deve ser construído de acordo com o volume de produtos que serão estocados no local e estar situado há mais de 30 metros de possíveis habitantes (O INDEA tem recomendado uma distância mínima de 50 metros de outras edificações de uso contínuo).
 
Construção e Segurança
  • Os depósitos devem ser exclusivos para agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins;
  • Possuir estrutura que favoreça boa ventilação natural, mecânica ou combinada e boa iluminação;
  • Ser construído de maneira que não possibilite a entrada de animais;
  • Construído em alvenaria ou outro material resistente ao fogo, minimizando os riscos de propagação de chamas no caso de incêndio;
  • No local deverá ser permitida a entrada apenas para funcionários capacitados (Curso de Capacitação para Prevenção de Acidentes com Agrotóxicos – NR 31.8, 20 horas) com o uso do EPI;
  • As instalações elétricas devem ser mantidas sempre em boas condições para evitar acidentes;
  • Possuir placas com sinalização de perigo e advertência;
  • Ser construído de maneira a possibilitar a fácil limpeza e descontaminação do local.
 
Armazenamento dos Produtos
  • Os defensivos devem ficar distantes da cobertura do depósito (1,5 metros) ou de objetos suspensos (luminárias);
  • O espaço entre a parede e os produtos devem ter no mínimo 0,50 metros, para facilitar a movimentação e prevenção de causalidades;
  • Devem permanecer sobre paletes, chapas de volume, ou outro suporte que evite o contato direto com o piso;
  • Os produtos inflamáveis devem ser separados dos não inflamáveis;
  • As embalagens devem ser mantidas inclinadas para cima e respeitar um empilhamento máximo de acordo com as instruções do fabricante.
Organização e segurança aumentam a produtividade e qualidade dos produtos, além disso, melhora as relações humanas no ambiente de trabalho. Aperfeiçoe o seu negócio e faça disso um diferencial!

A Dynâmica Segurança no Trabalho tem inúmeras soluções para ajudá-lo a ser referência no segmento, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores.

Contatos

Mato Grosso
Sorriso: (66) 3544-0497 (Matriz)
Sinop: (66) 3531-6716
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621
Campo Novo do Parecis: (66) 99984-8796

Rio Grande do Sul
Santiago: (55) 99616-8955

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir