Dicas

10 dicas para evitar os acidentes no trabalho

10 dicas para evitar os acidentes no trabalho

1 – Invista em EPI e EPC

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva)
são fundamentais para que os trabalhadores possam exercer suas atividades em segurança —
além de serem requisitos básicos, requeridos por lei. Para isso, é preciso saber quais tipos são
necessários, de acordo com o tipo de atividade realizada e investir neles.

2 – Treine os funcionários

É preciso orientá-los a respeito do uso correto e obrigatório dos EPIs e EPCs, da importância de
manter a atenção durante a realização das tarefas e de reportar qualquer falha nos equipamentos
que podem levar a acidentes no trabalho.

3 – Faça o mapeamento de riscos

Além da equipe da CIPA, os demais colaboradores devem fazer o mapeamento de riscos da
empresa, identificando as falhas nos processos, nos equipamentos e os focos que precisam de
melhoria, a fim de evitar acidentes.

4 – Apresente um plano de ação para o mapeamento de riscos

Não basta identificar quais são os principais riscos que podem provocar algum tipo de acidente. É
necessário apresentar um plano de ação para minimizar ou eliminar essas falhas que
comprometem a integridade física, psicológica e a saúde dos colaboradores.

5 – Forneça as ferramentas adequadas

Muitos acidentes podem surgir em decorrência da
improvisação de ferramentas de trabalho. Portanto,
ofereça as ferramentas e as condições adequadas para
que os funcionários exerçam suas atividades com
segurança.

6 – Realize periodicamente a manutenção nas máquinas

Apesar da orientação para que todas as falhas sejam reportadas, o ideal é realizar a manutenção
periódica nas máquinas. Elas ajudam a identificar possíveis problemas de maneira antecipada,
permitindo que você possa corrigi-los, tornando os riscos de acidentes no trabalho ainda
menores.

7 – Mantenha as áreas de circulação desobstruídas

As áreas de circulação, principalmente de pedestres, devem estar desobstruídas. Está é uma ação
que evitará que os colaboradores tomem caminhos alternativos e aumentem os riscos de sofrer
acidentes.

8 – Não fume em lugares proibidos

Existem áreas específicas para fumantes e eles devem ser orientados a utilizar somente esses
espaços — especialmente em áreas que possuem produtos inflamáveis.

9 – Saiba como utilizar os dispositivos de segurança

Os colaboradores da equipe de combate a incêndio e primeiros socorros devem estar qualificados
e aptos a utilizar os dispositivos necessários para seu trabalho, caso seja necessário — trabalhador
não deve exercer uma função que não esteja habilitado.

10 – Não cometa os mesmos erros

Todo acidente traz consigo uma lição que precisa ser aprendida. Eles são decorrentes de alguma
falha que deve ser identificada e corrigida, para que não volte a ocorrer no ambiente do trabalho,
trazendo assim danos a outros colaboradores. Não é papel apenas dos gestores e da equipe da
CIPA se preocupar com a prevenção de acidentes no trabalho. Todo colaborador deve fazer a sua
parte para garantir um ambiente mais seguro, além de cuidar da própria integridade e saúde.

O futuro só chegará se,
no presente, a segurança você adotar.

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Sinop: (66) 3531-6716
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