Notícias

As 10 Profissões com mais Riscos no Brasil

Publicado em 13/04/2016 às 10:13

Todo trabalhador está suscetível a acidentes, principalmente quando não há consciência dos riscos que a sua profissão envolve ou quando a falta de atenção e proteção fazem parte do cotidiano. Um analista de sistemas corre riscos de ter problemas na coluna por sentar de forma errada ao trabalhar no computador, um eletricista corre risco de sofrer um acidente grave quando deixa de usar algum EPI; um vendedor pode ter problemas de circulação por trabalhar o dia inteiro de pé…

Todos nós, de uma forma ou de outra, estamos expostos e é por isso que a segurança do trabalho existe: para avaliar, estudar, alertar e conscientizar todos os profissionais sobre como evitar que o seu trabalho prejudique a sua vida e saúde, agregando qualidade de vida.

Entretanto, há cargos nos quais os riscos de acidentes têm muito mais probabilidade de ocorrer. Por isso, adicional de insalubridade para alguns casos, treinamentos periódicos, uso de EPIs e atenção são imprescindíveis.

Estes 10 profissionais sabem muito bem disso, pois estão entre os que mais correm riscos de acidentes no Brasil. Conheça!

1) Dedetizador
Esta é uma profissão de sério risco, já que, quem trabalha com dedetização, está exposto diariamente a produtos químicos perigosos que, se mal manejados, podem causar intoxicação, doenças e levar à morte.

2) Catador de caranguejo
Estes profissionais precisam se proteger dos mais variados tipos de mosquitos que se proliferam no mangue, alguns que podem ser fatais à saúde. Além disso, eles precisam andar em ambientes hostis, na lama e ainda ficar de olho na maré, que pode subir a qualquer momento.

3) Frigorífico
O trabalho em indústrias de processamento de carne é considerado um dos mais insalubres do Brasil. Os casos de acidentes são diversos, porém o principal risco do setor é com instrumentos perfurocortantes, que podem decepar mãos, dedos e partes do corpo.

4) Produção de carvão vegetal
Por enfrentarem temperaturas altas e muita poeira durante o dia todo, a produção de carvão é considerada uma atividade insalubre. Em algumas carvoarias a jornada de trabalho pode chegar a 15 horas por dia e no local não há água tratada ou a mínima estrutura.

5) Construção civil
O setor da construção civil é conhecido por apresentar um dos mais elevados índices de acidentes de trabalho. O trabalhador corre riscos físicos, químicos e ergonômicos, sendo também o risco de queda por altura um dos grandes vilões.

6) Tratamento de esgoto
Esses profissionais correm riscos físicos, químicos e até biológicos, já que ficam expostos a micro-organismos patogênicos como bactérias, fungos e outros.

7) Vaqueiro
A profissão de vaqueiro é mais uma reconhecida pela justiça como de risco acentuado. Além de correrem o risco de cair de um cavalo e se machucar seriamente, os vaqueiros também estão expostos a riscos biológicos, como o de carrapatos que se alojam nos animais.

8) Motoboy
Cerca de 65% dos acidentes de trânsito no Brasil envolvem motocicletas. Como este é um veículo que oferece menos proteção e segurança, qualquer batida pode causar ferimentos graves.

9) Mineiros
A rotina de funcionários que trabalham em minas como de carvão mineral, por exemplo, envolve trabalhar em lugares úmidos, escuros, onde qualquer passo em falso pode colocar a vida em risco.

10) Caminhoneiro
A profissão de caminhoneiro é uma das que mais matam no Brasil. Longas jornadas fazem parte da rotina deles, que às vezes chegam a ficar mais de 30 horas seguidas acordados às custas de energéticos e cafeína. Sem falar no risco de dormir ao volante e causar um acidente de trânsito.

*Referência: Discovery Brasil
 

Fonte: Tuiuti Equipamentos de Segurança

Contatos

Mato Grosso
Sorriso: (66) 3544-0497 (Matriz)
Sinop: (66) 3531-6716
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621
Campo Novo do Parecis: (66) 99984-8796

Rio Grande do Sul
Santiago: (55) 99616-8955

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir
Fale conosco via WhatsApp