Notícias

Conheça os 05 Tipos de Riscos Ambientais Existentes

Publicado em 19/04/2016 às 10:32

 
Os riscos ambientais são elementos ou substâncias presentes no ambiente de trabalho que podem ocasionar doenças ou acidentes.

A definição de segurança no trabalho pode, por muitas vezes, se restringir a um número de profissões menor do que realmente se reconhece. Atividades profissionais como construção, civil, áreas hospitalares e eletricidade costumam atrair os holofotes das principais questões que norteiam esse assunto.

Com isso, muitos trabalhadores não envolvidos com esses segmentos acabam convivendo com situações de perigo, quase que todos os dias, sem ao menos ter consciência dos riscos que estão correndo por não estarem bem equipados com os seus EPIs. O termo utilizado para descrever toda e qualquer ação que possa vir a prejudicar o estado de saúde deste profissional é chamado de Risco Ambiental.

Ainda que os riscos ambientais não sejam popularmente conhecidos desta forma, e nem todos estejam associados à falta de proteção, eles podem ser encontrados facilmente em diferentes ambientes de trabalho. Pensando nisso, vale a pena conhecer os principais tipos de riscos ambientais que um profissional pode estar exposto durante sua rotina de trabalho.

5 tipos de riscos ambientais

Físicos

Os riscos físicos compreendem condições climáticas inadequadas e as diversas formas de energia capazes de favorecer acidentes ou o desenvolvimento de doenças.

São exemplos de riscos físicos: temperaturas extremas, ruídos altos ou constantes, exposição à radiação, umidade ou pressão anormal.

Químicos

Os riscos químicos são representados pela presença de substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo, causando prejuízos.

São exemplos de riscos químicos: excesso de poeira, presença de gases, névoas, neblinas e vapores.

Biológicos

Os riscos químicos dizem respeito à presença de microrganismos que podem contaminar o organismo, seja por inalação, ingestão ou contato com a pele.

São riscos biológicos: fungos, parasitas, vírus e protozoários.

Acidentes mecânicos

Os riscos estão associados especialmente à presença de maquinário ou equipamentos capazes de proporcionar lesões e acidentes de trabalho.

Nesta categoria são exemplos: trabalho com máquinas e equipamentos defeituosos, manuseio de corrente elétrica sem proteção, iluminação inadequada e probabilidade de explosões e incêndios.

Ergonômicos

Os riscos ergonômicos são representados pelas atividades que exigem muito esforço físico ou condições psicológicas capazes de prejudicar a saúde do trabalhador.

São exemplos de riscos ergonômicos: esforço físico intenso ou por longos períodos, exigência de postura inadequada durante o trabalho, séries intensas de repetições da mesma tarefa, controle rígido de produtividade e jornadas prolongadas.

Fonte: Tuiuti Equipamentos de Segurança

Contatos

Mato Grosso
Sorriso: (66) 3544-0497 (Matriz)
Sinop: (66) 3531-6716
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621
Campo Novo do Parecis: (66) 99984-8796

Rio Grande do Sul
Santiago: (55) 99616-8955

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir
Fale conosco via WhatsApp