Redes Sociais

Notícias

Abafador de ruído para tiro pode ser considerado um EPI?

Publicado em 13/09/2016 às 09:57

Abafador de ruído para tiro pode ser considerado um EPI?

Quem trabalha com armas de fogo está exposto a ruídos que podem ser prejudiciais para a audição, e é necessário utilizar um abafador de ruído para evitar danos.

Todo profissional que atua em atividades que envolvam a exposição a ruídos de alta intensidade precisa utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que sejam capazes de bloquear ou amenizar o barulho intenso, garantindo a saúde e conservação do seu sistema auditivo. O abafador de ruído é o principal EPI que realiza essa proteção.

Quem trabalha com armas de fogo, como policiais e atletas do tiro esportivo, estão expostos a ruídos que podem ultrapassar os 85 decibéis. Uma vez que barulhos que ultrapassam o nível de 50 decibéis já são capazes de causar danos à audição, esses profissionais precisam utilizar um abafador de ruído para preservar sua saúde e capacidade de audição.

Além dos prejuízos na audição, os ruídos altos estão associados ao desenvolvimento de transtornos que levam à dificuldade de se concentrar, problemas de sono, danos cardiovasculares, irritabilidade, distúrbios gastrointestinais, úlceras, cansaço, entre outros problemas.

A importância dos EPIs abafadores de ruídos

Os abafadores são elementos de proteção fundamentais para quem atua com armas de fogo, impedindo a passagem de som e impedindo danos à audição desses profissionais. É importante destacar que os bons abafadores de ruídos funcionam adequadamente quando as suas conchas concedem um excelente espaço interno para as orelhas, aumentando ainda mais sua capacidade de proteção.

Vale destacar que qualquer stand de tiro, seja em caso de treinamentos com armas de fogo ou durante competições, não permitem a presença de pessoas que não estejam utilizando os abafadores de ruído. Isso porque esses EPIs são fundamentais para evitar a perda de audição gradual que está associada à exposição constante ao barulho.

Fonte: Tuiuti Equipamentos de Segurança

Contatos

Sinop: (66) 3531-6716
Sorriso: (66) 3544-0497
Nova Mutum: (65) 3308-2444
Lucas Rio Verde: (65) 3549-3071
Rondonópolis: (66) 99627-4621
Primavera do Leste: (66) 99627-4621

Em parceria com GFP Publicidade e-box - Sitevip Internet Sitevip Internet
Subir